Clínica Longevus - Centro de Estudos do Envelhecimento e Medicina Estética

CALVÍCIE MASCULINA

CALVÍCIE MASCULINA
A Alopecia  Androgenetica é a causa mais comum de queda de cabelos nos homens.Sua incidência  varia entre as populações em função dos antecedentes genéticos.O cabelo é um componente importante da autoimagem e interfere no perfil psicológico do homem. Há estudos que demonstram que os homens que sofrem de calvície são 75% menos confiantes,com perda de autotiestima, introversão e sensação de falta de atratividade.

A testosterona,hormônio sexual masculino,é a  maior responsável pela queda do cabelo no homem.Ao atingir a raiz do cabelo,a testosterona sofre a ação da enzima 5 alfa redutase e como consequência vão surgir substancias que vão reduzir a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocar a morte delas.

Dezessete anos é a idade mais perigosa para a calvície começar a instalar-se definitivamente.Esses pacientes por razões genéticas e hormonais aos 22-23 anos já estão carecas.Aquelas que vão perdendo os cabelos mais devagar a partir dos 25-26 anos podem contar com melhores resultados no tratamento,porque neles a participação da hereditariedade é menor.A genética pode manifestar-se de duas formas .Um,em que o gene provoca a queda permanente do cabelo e outro,em que o gen produz excesso de oleosidade,causa da dermatite seborreia que também derruba os cabelos,embora eles caiam em menor quantidade e mais lentamente.Por isso que 90% dos calvos tem pele e couro cabeludo oleosos.

As mulheres que fazem modulação hormonal com testosterona podem apresentar a calvície com padrão androgenético também.E hoje pelo uso da TRH de forma descontrolada tem-se aumentado bastante a incidência dessa patologia no sexo feminino.

TRATAMENTO FARMACOLOGICO TOPICO

O mais conhecido é o minoxidil,um vasodilatador com ação nos receptores androgênicos do pelo,ou seja que ajuda a bloquear os derivados da testosterona.É sempre bom começar com doses menores e ir aumentando a concentração de forma gradativa.

Outros fármacos são usados com ótimas respostas nas novas formulações tópicas.São eles o Ácido Retinoíco,o Ácido Glicólico e a Cafeína.

Os homens não devem usar hormônio feminino em forma de loção tópica para evitar ação da testosterona.O estrógenos e a progesterona tópica podem desenvolver sinais de feminilizacão importantes nos homens como crescimento de mamas.

TRATAMENTO FARMACOLOGICO ORAL

A Finasterida é a droga de escolha.Ela inibe a ação da enzima 5 alfa redutase.O que impede a atrofia do folículo piloso e a miniaturização dos fios e perda definitiva do cabelo.Esta indicado nos homens com  predisposição genética a calvície ou com queda em fase inicial e intermediaria dos cabelos.Começa a agir após 2 meses de uso e os resultados podem ser percebidos com 6 meses de tratamento.Assim que o uso é suspenso o cabelo volta a cair.

A Dutasterida age de forma semelhante a finasterida e da menos efeitos colaterais em relação a libido e tem maior eficácia contra a calvície.

TRATAMENTO COM MICROINJEÇÕES

A intradermoterapia é o tratamento com medicamentos e nutrientes que são aplicados pela via de administração de injeções intradermica no couro cabeludo.E feito com agulhas finíssimas.Inicialmente são feitas 10 sessões de ataque, 1 vez por semana e depois a manutenção é feita 1 vez ao mês.A mescla dos medicamentos e nutrientes  na injeção pode ser composta de finasterida,minoxidil,biotina,zinco,selênio,silício orgânico,crisina,D-pantenol,Blufomedil, fatores de crescimento epidérmico e vascular e peptídeos de cobre.
 Existem pacientes que não querem usar por muito tempo a finasterida, essa é uma alternativa de manutenção já que a ação seria apenas no couro cabeludo e não teria ação sistêmica.

TRATAMENTO NUTROLOGICO

Os nutraceuticos por via oral são importantíssimos na abordagem terarapeutica da calvície já que vai fornecer nutrientes para a formação do cabelo, como também tem uma inibição da ação hormonal.São eles biotina,vitamina B12,Zinco,Niacina,Ácidos graxos essenciais,Ferro,Cobre,Selênio,Silício orgânico,Vitamina D3,vitaminaC, Crisina, Saw palmetto(serenoa repens), os aminoácidos Arginina e Ornitina. A L-carnitina que tem indicação para o uso da gordura como fonte de energia em atividade físicas(recurso ergogenico) se mostrou em estudos recentes bastante eficaz na calvície de padrão androgenetico.

TRATAMENTO A LASER.

Chamado de LLLT(low level laser therapy)este laser de baixa potencia é utilizado para estimular o crescimento dos fios de cabelo afetados pela calvície.Ele provoca um estimulo do ATP(fonte de energia das células)resultando em um aumento da multiplicação celular da raiz do cabelo,aumentando a velocidade dos crescimentos dos fios e melhorando a espessura capilar.Um dos aparelhos de laser é o LED laser de diodo de baixa frequência que trabalha com feixes de luz vermelho e infravermelhos e prolongam a fase anagena(de crescimento)do ciclo de vida do cabelo.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

É o ultimo recurso terapêutico e o mais invasivo.O transplante capilar é indicado nos pacientes que não investiram na prevenção da calvície androgenetica, por isso o tratamento clinico deve ser iniciado o mais precoce possível.Hoje os resultados da cirurgia são bem naturais sem parecer o temido aspecto de ''cabelo de boneca''.E a técnica mais recente é a FUE(extração de unidades foliculares).

Recém-chegado no Brasil tem-se a cirurgia por robótica chamada ARTAS em que são feitas varias sessões ambulatórias ,em que o próprio robô retira e implanta os folículos pilosos. Com menor quantidades de fios transplantadas por sessão o que torna o procedimento menos agressivo e de extrema precisão e a volta a rotina mais rápida para o paciente.Nessa técnica são transplantadas em media 2 mil fios.Na clássica de 6 a 9 mil fios.O paciente precisara de mais sessões na técnica ARTAS,mas tem a vantagem de ser uma cirurgia ambulatorial.


Mais artigos »

Fatal error: Uncaught exception 'PowerCMS\Exception\PowerExceptionFatalError' with message 'Module 'tidy' already loaded' in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php:48 Stack trace: #0 [internal function]: powercms_exception_error_handler_fatal() #1 {main} thrown in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php on line 48