Clínica Longevus - Centro de Estudos do Envelhecimento e Medicina Estética

TRATAMENTO DAS OLHEIRAS

TRATAMENTO DAS OLHEIRAS
Olheiras

Nada mais que uma diferença de tonalidade entre as pálpebras inferiores e o resto da face. Falando assim, até parece que elas não têm tanta importância. Mas esta desigualdade resulta em grandes consequências: aspecto de cansaço, de mais idade e, em casos extremos, a impressão é de estar drogado ou alcoolizado.Enfim,quem é acometido por este mal sofre em saber que sua aparência não lembra saúde.                                                                                                                                              
Justo eu?

O primeiro passo antes de se optar dentre as varias formas   de amenizar as olheiras,é diagnosticar a causa real do problema,através de uma avaliação médica.Basicamente são dois motivos:excesso  de  vasos sanguíneos  ou excesso de pigmentação(melanina) na pálpebra inferior .Este último caso,geralmente,é cosequência da idade.
Pessoas de pele mais morena geralmente têm mais visível a diferença de cor no rosto.Entre os jovens,a hereditariedade é causa numero um.Infelizmente ela é responsável pelo tipo de olheira mais difícil de ser tratada.Trata-se do excesso de vascularização,ou seja,concentração desproporcional de vasos sob a pálpebra.

Questão de tendência

A vascularização intensa ocorre principalmente em pessoas de grupo étnico onde exista essa tendência. Os principais grupos são os descendentes árabes, turcos, hindus, ibéricos. Aqui, a pele não tem mudança de cor, mas a pálpebras devido a transparência dos vasos dilatados. Neste caso,é comum o agravamento do problema quando os vasos sofrem pequenos sangramentos.Fora das veias,o sangue fica então” preso”na região,e seu pigmento-a hemossiderina-toma a pálpebra mas escura.E,já existe excesso de vascularização na região,os pequenos derrames neste caso não são raros. Com o tempo, as manchas atingem a pele, que então passa a exigir tratamento para clareamento.
...e de tempo
Em pessoas de mais idade,o tipo mais comum de olheiras é causada pelo excesso de pigmentação-a melanina. A luz ultravioleta, após anos de exposição ao sol filada nesta região,onde a pele mais fina,ficando mais escura que o resto do rosto!Este problema pode,eventualmente,ocorrer também com as pessoas mais jovens ,mas somente quando há tal tendência.Por sorte,o acúmulo de melanina,chamado de hipercromia é suscetível a vários tratamentos.

Para disfarçar as olheiras

Vitaminas
Cremes a base de vitamina A ,de vitamina C e de ácido mandélico são todos utilizados,mas devem sempre estar associado a fotoproteção.
Loções e cremes a base de vitamina K são indicadas nos problemas de vascularização intensa por terem a capacidade de evitar as pequenas hemorragias que aumentam a tonalidade da pele se forem manipulados,devem se a 1%.

Maquiagem
Para manter a naturalidade e evitar que a pálpebras   fique esbranquiçadas,o corretivo deve ter um tom mas claro que a pele e ter textura muito fina.Se bem usadas,elas clareiam e valorizam a cor dos olhos.A base e o pó são complementos para atenuar vincos e outras imperfeições da pele.
Corretivo:fluído não oleoso,clara ou médio,de efeito natural.Na hora de maquiar,passe duas gotas na mão e aplique com a polpa dos dedos,de acordo com a necessidade e tamanho dos olhos.O ideal é que seja aplicada após a base,para dar melhor  acabamento.Para quem tem olhos fundos,é ideal passá-los nas duas pálpebras.Este é um truque quando a olheira é mais profunda,afim de evitar o peso da maquiagem.

Compressas vasoconstritoras
Ao menos três vezes por  dia ,com água gelada para o efeito de vasoconstrição.Efetiva apenas em caso de excesso de vascularização.Devem ser  feita com substâncias calmantes,como os derivados de camomila (azuleno e alfabizabolol),ou utilizando o próprio saché de chá.Os extratos da planta rutina(entre 0,5% e 2%) loção a base de castanha da índia e loção tonica para pele seca embebida de em algodão também são alternativas para atenuar as olheiras.Em geral esses usos tópicos não exigem acompanhamentos médico,mas a melhora só dura o tempo em que o vaso ficar contraído.

Laser-Tratamento Médicos
Dye   laser,é ideal para amenizar a coloração dos vasos dilatados;
Luz pulsada embora seja indicada também para atenuar a melanina ,oferece melhor efeito nos casos de vascularização intensa.Não é laser,mas é uma luz muito intensa que também queima,após anestesia tópica.
Afinidade pelo pigmento-a luz é aplicada e então o alvo(melanina) é destruído,mais ou menos 10 sessões.

Algumas sugestões

Tanto para este caso,quanto para o problema comum com a melanina ,o ideal para amenizar as olheira são substancias despigmitantes ou clareadoras,associados a hidroquinona,em uso tópico três vezes ao dia.
Entretanto, se usadas em concentração muito alta a hidroquinona pode deixar uma mancha branca definitiva na pele,mais fraco que ela,o ácido kogíco,o ácido fitico e o arbutin têm menor efeito colateral.Cremes à base de vitamina C também são indicados para os casos,por terem efeitos clareador.É importante,sempre ,associar seu uso a fotoproteção.
Tratamentos essencialmente médicos,que retiram excesso de melanina ou hemossiderina nas camadas superficiais da epiderme:

Esfoliação - no geral feita com ácidos alfahidroxiácidos ou retinoíco;
Peelig químico podem ser usados o ácido tricloroacético,o glicólico a 70%,e solução de jessner;
Laser co2-vaporiza a água e queima induz a troca de pele,Poe uma mas clara.
Novo tratamento com melhora na flacidez palpebral.

Ao menos por duas semanas a pele fica muito sensibilizada.Mais é indicado para quem quer aproveitar também para resolver outros problemas no rosto,como rugas e envelhecimento;

Falsa Olheira

Muitas mulheres, geralmente de idade mais avançada,pensam em ter olheiras quando na verdade têm outro problema:bolsa de gordura localizada na parte inferior das pálpebras.A confusão acontece pois seu efeito visual resulta em sombras abaixo dos olhos.
Neste caso, quando o exercício de concentração da   pálpebra inferior não surte efeito,a única indicação é  a cirúrgica, através da exerese(remoção) ou uma espécie de plástica que levanta o músculo orbicular,da pálpebra inferior,que é saturada na parede lateral da órbita.Na medicina,o processo é  denominado blefaroplastia subperiostal.Em palavras mais simples,a pele das  extremidades da pálpebras inferior é costurada alguns centímetros para cima.Some,aqui,o problema.
Já a retirada da bolsa pode ser feita de duas formas.A transconjutival é feita via laser,afastando-se a pálpebra inferior e,após colocado a proteção ocular,corta-se a bolsa e a coagula.Quando o diagnostico aponta também flacidez da pele,então através de um corte subciliar desloca-se o músculo e a bolsa é retirada.

O sono um forte aliado

O sono é o tratamento mais barato para a pele. Fundamental, permite que a pele se renove.Depois de uma noite bem dormida,ela fica linda e descansada.Cada organismo tem necessidade diferente em relação a ele.Há pessoas que se sente bem com 5 horas ,outras precisão de 10 para se recompor suas energias.O importante é descobrir a sua necessidade de sono diário e respeitar este período.A média é de 8 horas e se você é daquelas que pensam que dormir é perda de tempo,saiba que durante o sono o organismo libera hormônios indispensáveis para uma série de processos vitais importantíssimos.
Muitas atividades de regeneração são feitas durante o sono .Quer exemplos? Cansaço estimula flacidez,acentuando o problema da bolsa de gordura.O estresse orgânico acentua a vasodilatação e a produção de melanina,acentuando a olheira.
Antes de dormir pense em algo agradável e divertido para descontrair a musculatura do rosto.Aprenda  a fazer alguns exercícios faciais.Além de prevenir a flacidez,eles ajudam a relaxar a musculatura da face.

PREENCHIMENTOS DE OLHEIRAS COM ÁCIDO HIALURONÔNICO

As olheira provocam um enorme incomodo em seus portadores, dando um aspecto de cansaço e envelhecimento precoce.Stress cansaço físico e emocional,genética, alterações hormonais e tensão pré menstrual fazem parte da lista de itens que pioram o aspectos dos terríveis  círculos escuros.
As olheira são causadas por um conjunto de fatores,principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele,melanina.Além disso,dependendo do formato do rosto de  cada pessoa podem-se  formar sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e piora a aparência das olheiras.
Atualmente, no caso de olheira com sulcos profundos,vem sendo empregada a técnica de preenchimento com ácido hialuronico.Essa substancia ,que é encontrada naturalmente na pele e auxilia na hidratação e na indução da formação de colágeno,melhora o aspecto de sombra e ajuda a dar firmeza nessa área tão delicada do rosto.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucoronico acetilglucosamina que colabora para manutenção das fibras de colágeno que dão sustentação a pele.É um liquido translucido,claro e solúvel com água.
Quando a pele é jovem,lisa elástica,possui uma grande quantidade de ácido hialuronico que vai reduzindo conforme  a pele vai envelhecendo levando a uma perda de hidratação e a elasticidade da pele.Este fator contribui para redução de volume facial, o aparecimento das olheiras,rugas e marcas de expressão.
O ácido hialurônico é uma substancia já bem conhecida pela medicina e esta  presente em vários cosméticos modernos com finalidades de hidratar e restaurar peles danificadas.É uma substancia produzida pelo o nosso organismo que preenche os espaços entre as células corporais garantindo hidratação ,vitalidade e tonicidade.
Produzido de forma sintética em laboratórios com fins medicinais e estéticos,o ácido hialuronico pode se produzido artificialmente pela fermentação de substratos vegetais realizada por bactéria.
Em sua forma sintética é utilizada na indústria de cosméticos  como ingredientes ativos em cremes corporais, loções, géis, shampoos, condicionadores de cabelos,creme anti-idade.Contudo,como as moléculas do ácido hialuronico são grandes,quando é aplicado de forma tópica só é absorvido pela camada superficial da pele com efeitos mais restritos.

Indicações do preenchimento com ácido hialurônicos

O preenchimento de olheiras com o ácido hialuronico para mulheres e homens adultos nos casos em que o sulco abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.

Como funciona    o  preenchimento  preenchimento  de olheiras com o ácido hialurônico?

O procedimento é realizado no consultório,em local apropriado para preenchimento. Para amenizar os desconfortos do procedimento pode aplicar uma anestesia local tópica ou injetável,de acordo com cada caso.
O médico primeiramente irá definir a área a ser preenchida.Utilizando uma pequena agulha ou micro cânulas ,o ácido é aplicado em cada região em pequenas doses
Tipo de técnica,densidade do ácido e a quantidade a ser aplicada vai depender da finalidade do tratamento e serão definidas pelo médico,que respeitará a quantidade necessária somente para corrigir a falta de volume local,mantendo as características naturais do paciente.
Parte do efeito já é percebido no dia da aplicação,porém há melhora gradual por cerca de dois mês.No dia da aplicação pequenos hematomas podem ser formados,que regridem aproximadamente  em uma semana.



Mais artigos »

Fatal error: Uncaught exception 'PowerCMS\Exception\PowerExceptionFatalError' with message 'Module 'tidy' already loaded' in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php:48 Stack trace: #0 [internal function]: powercms_exception_error_handler_fatal() #1 {main} thrown in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php on line 48