Clínica Longevus - Centro de Estudos do Envelhecimento e Medicina Estética

PREENCHIMENTO LABIAL

PREENCHIMENTO LABIAL
Nada expressa tão bem a sensualidade feminina quanto os lábios. Mas essa parte do rosto começa a perder o delineamento do contorno a partir dos 30 anos. Depois, entre os 35 a 40 anos, é a vez do volume, que também começa a diminuir. No caso dos fumantes o processo de envelhecimento dessa região é ainda maior.

Nesse momento da vida é possível corrigir as perdas de volume da pele com o ácido hialurônico, que é uma excelente forma de preenchimento para a região da boca devido a sua consistência. Dessa forma, a aparência do lábio fica idêntica a de um lábio natural. O risco de formar granuloma, no entanto, é baixíssimo e o material é totalmente reabsorvido pelo organismo. O ácido dura de seis meses a um ano. Apesar disso, os produtos mais recentes, por causa do avanço tecnológico, já demonstram a sua duração em mais de um ano. Outro avanço é a versão atual do ácido, que contém um anestésico local capaz de diminuir o incomodo durante a aplicação do produto.

Uma preocupação comum entre os pacientes é de que os lábios fiquem volumosos com aspecto de “boca de pato”, como é mais conhecido. A boa notícia é que com a aplicação desse produto o contorno labial pode ficar apenas delineado sem aumentar o volume. Portanto qualquer pessoa a partir dos 30 anos pode realizar o procedimento, já que a invés de dar volume o tratamento vai coferir sustentação ao lábio. O delineamento é a linha mais clara e protuberante que separa a pele do rosto do vermelho dos lábios. Essa característica é comum entre as adolescentes.

Mas quando o desejo do paciente é de aumentar o volume da boca basta que seja injetado o produto no meio do lábio, e ele terá o efeito esperado. Nessas pessoas o delineamento do contorno labial é feito antes de aumentar o volume da área. Sendo que, o individuo pode fazer esse procedimento sem realizar o aumento do volume labial. Outros pontos anatômicos perdidos na região da boca são: o filtro labial e o arco do cupido, que são regiões localizadas no meio do lábio superior, entre o nariz e a boca. São duas linhas paralelas verticais, protuberantes na pele, que projetam o lábio superior para frente e para cima. Essas também são perdidas com o envelhecimento da cútis, entretanto são refeitas com o ácido hialurônico.

Na região da pele acima dos lábios superior se forma as rugas de expressão ou “rugas em código de barras”, que são observados ao se fazer movimentos faciais para assobiar ou beber algum líquido. Nesse tratamento usam-se baixíssimas doses de botox e também do ácido hialurônico numa versão mais fluida. O botox usado nessa área causa uma discreta eversão do contorno labial que é característico nos jovens.

Os cantos da boca ficam invertidos para baixo no envelhecimento dando o aspecto de boca entristecida. Quando, nesse caso, já existe uma ruga muito profunda (ruga de marionetes), que vai do canto do lábio inferior até o queixo, deve-se tratar também com um preenchimento para nivelar esse sulco.

O uso da bioplastia (PMMA) e do preenchedor Sculptra no aumento dos lábios não é indicado. Eles deixam o formato artificial e a consistência mais dura do que o do lábio normal. As chances de granulomas com esses dois produtos são bem maiores. E o primeiro, ou seja, o PMMA tem a desvantagem de ser definitivo. O incômodo durante o procedimento de preenchimento labial diminuiu consideravelmente, pois primeiro é usado um anestésico em creme, e depois é feito um bloqueio anestésico na parte interna da boca, o que garante a ausência do desconforto. Outra novidade é o ácido hialurônico que traz dentro do produto um anestésico na sua composição, a lidocaína.

Existe também o peeling labial, que melhora o aspecto superficial dessa região deixando-a com menos rugas verticais e com a coloração avermelhada. Dessa forma, para prevenir a dica é sempre fazer o uso de hidratante diariamente nos lábios, com filtro solar. Apenas esse cuidado já previne o envelhecimento na região.


Mais artigos »

Fatal error: Uncaught exception 'PowerCMS\Exception\PowerExceptionFatalError' with message 'Module 'tidy' already loaded' in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php:48 Stack trace: #0 [internal function]: powercms_exception_error_handler_fatal() #1 {main} thrown in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php on line 48