Clínica Longevus - Centro de Estudos do Envelhecimento e Medicina Estética

ELEVAÇÃO DA MUSCULATURA FACIAL

ELEVAÇÃO DA MUSCULATURA FACIAL
No estudo do envelhecimento facial, têm-se dois tipos de flacidez. A flacidez da pele e a flacidez muscular. O indivíduo pode apresentar uma delas ou as duas formas simultaneamente no processo do envelhecimento facial. Hoje, uma das terapias para tratar a flacidez muscular facial é a toxina botulínica (BOTOX). Foi-se o tempo em que a toxina botulínica tinha a função de deixar o rosto esticado, sem nenhuma ruga e também sem expressão. Atualmente, o foco de ação da toxina botulínica está na elevação dos músculos da face para que, assim seja eliminado o aspecto de expressão entristecida e casada, comum no envelhecimento facial.

Com o Botox consegue-se a elevação das sobrancelhas, da ponta nasal e dos cantos da boca. Neste último ponto, a aplicação do produto trata o problema da boca invertida para baixo, que traduz a expressão de tristeza na face.

Outros novíssimos pontos de aplicação do Botox estão no terço médio e inferior da face. Aplica-se o produto em vários pontos do trajeto da mandíbula, elevando e redefinindo o contorno facial. Nesta abordagem, as maçãs do rosto também são elevadas. A técnica consiste em bloquear os músculos do pescoço que puxam a face para baixo. Deste modo, consegue-se elevar a face e melhorar o seu contorno, e por estar mais definida, aparenta também estar mais magra, isso se visualiza ainda mais nos rostos com formatos arredondados ou quadrados.

Um mito que a grande parte dos pacientes tem sobre o botox é de que ele supostamente aumentaria o volume facial. A toxina não possui nenhum efeito de volumização, apenas eleva a musculatura ou retira os excessos de rugas de expressão, por exemplo, da testa e próximos aos olhos (pés-de-galinha). Para o aumento de volume na face usa-se outro tipo de produto que são os preenchedores, como por exemplo, a injeção do ácido hialurônico. 

Os homens também se beneficiam do tratamento com a toxina botulínica. A grande questão é respeitar a diferença da anatomia masculina para a feminina. No homem, jamais deve-se deixar as sobrancelhas arqueadas como nas mulheres. Sempre elas estarão retas e planas. O canto da boca muito elevado também não fica bem para o sexo masculino.



Mais artigos »

Fatal error: Uncaught exception 'PowerCMS\Exception\PowerExceptionFatalError' with message 'Module 'tidy' already loaded' in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php:48 Stack trace: #0 [internal function]: powercms_exception_error_handler_fatal() #1 {main} thrown in /home/clinicalongevus/www/PowerCMS/autoload.php on line 48